
Antes de mais nada é importante lembrar que não existe uma “receita de bolo” para se criar um logotipo, cada designer tem o seu método e mesmo assim pode variar conforme o caso.
O meu processo é o seguinte:
1. Análise do Briefing
Anote tudo que é importante saber sobre o seu projeto, o nome da marca, se o cliente tem preferência de cores, que tipo de negócio está associado, qual é o público-alvo, onde vai ser utilizado, o que o logo deve transmitir, qual o seu conceito, etc.
Em fim você precisa coletar o máximo de informações possíveis para poder começar o seu estudo.
2. Pesquise Concorrente e Tendências
Se existe alguma marca com o mesmo nome. Como é a identidade visual das empresas que fazem a mesma coisa? Não copie, mas tenha em mente o logotipo dessas empresas como referência para analisar os elementos, cores, tipo de fonte, ou o que mais lhe chamar atenção para usar como inspiração.
Fique por dentro das Tendências! Pesquise tudo que tem sido feito com relação ao design gráfico atualmente, pois tudo está em constante movimento, incluside o design.
3. Comece pelo Esboço
As vezes quando me pedem um projeto, quando me informam o nome que vai na Logomarca vem a ideia na hora na minha mente, já finalizado até. Mas isso não é sempre que acontece! Na maioria dos casos é preciso busar o máximo de isnpiração possível e começar a pelo esboço.
Você não precisa saber desenhar bem, mas rabiscar num papel ajuda a organizar os pensamentos e as ideias. Nem os designers mais experientes pulam essa etapa, não vão direto para o computador.
4. Faça a Digitalização da sua Ideia
Esse processo de digitalizar, passar sua ideia para o computador é que chamamos vetorização. Nesse momento você vai transformar sua ideia em um desenho dentro de um programa de vetorização como o Corel Draw ou Illustrator, por exemplo. Outro termo muito utilizado nesta área é “logo em curvas”, que quer dizer que ele está vetorizado, diferente de uma imagem.
5. Escolha da Tipografia (Fonte)
É a parte escrita da sua logomarca. E esta é outra parte importante que deve ser estudada, pois cada tipo de letra também pode trazer um significado ou conceito diferente para seu logo.
Existem vários dipos de fontes diferentes, mas o principal é saber diferenciar as fontes com serifa ou sem. Também existem as fontes tipo manuscritas.
As fontes com serifa, como a Times New Ronam por exemplo, passam um conceito mais sério e classico.
As fontes sem serifa, como a Arial por exemplo, já dá um ar mais descontraído e moderno.
6. Tome Cuidado com o Alinhamento
Os elementos de um logotipo precisam se complementarem de forma harmônica. E a melhor forma de resolver esta questão é presando muito antenção no alinhamento. Nos programas de vetorização você tem ferramentas que ajudam muito nisso como grades e linhas guia.
7. Definição da Paleta de Cores
A escolha de cores para um logotipo é um assunto delicado, pois envolve gosto pessoal, conehcimento do mercado e seu público-alvo. Mais uma vez o Briefing é importantíssimo nesta etapa.
Isto porque cada tonalidade de cor transmite uma sensação inconsciente diferente para quem olha.
Eu costumo utilizar 2 tons de cores para dar contraste, sendo um tom mais forte e outro complementar. Utilize 3 tons no máximo. Também é muito importante ter uma versão monocromática (em preto e branco) do seu logo.
8. Versões e Aplicação da Marca
Nesta etapa é hora de testar as aplicações da sua Logomarca. É bastante importante criar uma 2 versões básicas: uma horizontal e outra vertical, além da utilização de um símbolo em separado para versões bem pequenas.
Outra consideração importante é a aplicação da sua marca em fundos coloridos e sobre fotos. Pois pode acontecer de alguma situação em que o seu logo pode ficar sem legibilidade.
Por isso é muito importante ter um Manual de Identidade Visual ou Manual de Marca.
9. Manual de Identidade Visual ou Manual de Marca
Como o nome já diz, ele é um documento com todas as normas de utilização, identificação da paleta de cores, fontes, todas as aplicações, em fim ele serve para garantir que sua logomarca seja sempre apresentada seguindo um padrão. E isso é extremamente importante para o fortalecimento dela.
Em fim, a criação de logotipos é um assunto extremamente complexo e é um trabalho muito específico dentro do design. Tanto é que qualquer descuido ou falta de conhecimento ou estudo pode acarretar num resultado em que seu projeto não vai ter tanta visibilidade e aceitação do público-alvo por exemplo.
Mas o mais importante não é que todos achem que o seu logo é bonito, mas sim que ele represente a sua marca e dê a ela o devido destaque. Fica a dica!