Dicas de Tipografia

..

Dica 1 – QUANTIDADE DE FONTES.

Defina uma, duas, no máximo três fontes. Isso não quer dizer que você não utilizar mais, existem excelentes projetos compostos por vários tipos de fontes, mas essa é uma escolha muito perigosa.

O Ideal é escolher uma fonte para textos que devem ser destacados e outra fonte para informações complementares, pois como já disse em outro post, o mais importante é você conseguir guiar a leitura do seu público.

Dica 2 – SERIFADA X SEM SERIFA

Você sabe qual é a diferença?

E uma pode complementar a outra.

Geralmente em um layout, o título e o corpo do texto têm fontes diferentes. Você pode usar título com uma fonte serifada e texto com outra sem serifa. Isso ajuda a dar destaque aos elementos do seu projeto.

Dica 3 – PRESTE ATENÇÃO NA LEGIBILIDADE

Quando você escolhe as fontes para o seu projeto, teve prestar muita atenção em onde elas serão utulizadas para não prejudicar a leitura do seu público.

A pessoa que lê deve se sentir confortável, sem dificuldades para entender. Uma dica infalível é não usar fontes muito decoradas em textos longos, por exemplo para não cansar ou perder a atenção da pessoa que está lendo.

Dica 4 – FAÇA TESTES

Primeiramente você deve identificar qual é o objetivo do seu logo e que seu ele deve transmitir. Para um público mais feminino, por exemplo o ideal é usar fontes mais delicadas e elegantes como as serifadas e manuscritas. Já para o público mais masculino ou para ramos de atividades ligados a tecnologia, o ideal são fontes mais retas, sem serifa ou mais quadradas.

Por isso é muito importante testar combinações de fontes, analisar cada uma separadamente e adicionar as preferidas no seu layout. E, por fim, escolher aquela que mais se adequar ao seu projeto.

Dica 5 – FAMÍLIAS TIPOGRÁFICAS

Quando você for escolher as fontes para o seu projeto, utilize fontes com famílias tipográficas extensas, principalmente para a fonte complementar que será mais usada em chamadas e textos mais longos.

Existem muitas fontes que podem ser usadas em versões bold, italic, regular, medium, light, extra light, extra bold. Utilize, por exmplo, as seguintes fontes que tem bastante variação: Arial, Opens Sans, Futura, Univers, Zurich, entre outras.

Assim você consegue ter uma boa variação no padrão tipográfico nos seus layouts sem a necessidade de usar várias fontes, garantido a harmonia e a identidade visual da sua marca.

TiDica 6 – FONTES DELICADAS

Normalmente as fontes mais delicadas e elegantes são usadas em projetos voltados para o público feminino.
Uma ótima dica é testar algumas fontes serifadas e manuscritas também, pois elas transmitem delicadeza, sensualidade, e outras semsações que remetem a feninilidade. Faça uma análise na hora da escolha e veja qual se adequa melhor ao seu layout.