Flyer, Folheto, Panfleto ou Folder?

Você sabe qual deles realmente precisa e para que serve cada um?
Acredite, eles não são a mesma coisa!

Para divulgar o seu negócio, em algum momento vai precisar de algum material de divulgação a mais, além da logomarca e sua identidade visual. E isso pode acontecer tanto fisicamente quanto virtualmente.

Os materiais impressos confundem bastante as pessoas na hora de decidir realmente o que fazer e que público quer atingir. Então vou dar uma ajudinha:

Flyer

É um termo em inglês, e significa ‘algo que voa’. Em marketing, flyer é um impresso promocional, geralmente pequeno, desenvolvido para distribuição em massa, para muita gente. Tem o conceito de ‘voar’ de mão em mão. É feito de imagens impactantes e mensagens de rápida leitura, ideal para uma promoção de um produto, por exemplo.

Folheto

É o termo que se da para um material impresso de poucas folhas, não encadernado, geralmente com teor informativo ou publicitário e pode ter dobras. Seu objetivo é atingir um público mais selecionado, pois se trata de um material com mais conteúdo do que um flyer. Um folheto de uma folha só com dobra também é considerado um Folder.

Panfleto

Significa texto curto, violento e sensacionalista, impresso em formato de flyer ou folheto, e de distribuição limitada.

Folder

É um termo derivado da palavra fold que em inglês significa dobra. Em marketing ele é utilizado para denomidar todo material impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras com um conteúdo informativo ou publicitário.

E aí, gostou das dicas? Você sabe agora de qual destes materiais de divulgação é o mais ideal para o seu negócio?
Se quiser saber mais sobre mim, sobre publicidade, design gráfico ou mais dicas úteis é só me chamar que estou a disposição.